Uncategorized

A Triste situação dos “Leões de Lisboa”

Por: Leandro Massoni

Sporting Clube de Portugal

Um dos clubes mais tradicionais do mundo. Não apenas uma “equipa” de futebol, mas uma instituição multi-desportiva. O Sporting Clube de Portugal, ou para os adeptos, os leoninos de Lisboa, é uma das principais equipes da Europa e uma das três maiores de Portugal, fazendo frente ao Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto, seus maiores rivais.

O clube sediado na capital do país já abrigou grandes atletas de grande porte como Joaquim Agostinho, considerado o maior ciclista português de todos os tempos e que faturou o 3º lugar do torneio “Volta a França em Bicicleta” por mais de três vezes. Paulo Ferreira também deve ser lembrado pela vitória em etapas na mesma competição, além de nomes como Francis Obikwelu, no atletismo, Carlos Lopes, primeiro lusitano medalhista olímpico de ouro nos Jogos de Los Angeles e prata em Montreal, entre outros grandes títulos em esportes como Futsal, Handebol e Hóquei em Patins.

Elvir Rahimić, do CSKA de Moscovo, e Liedson, pelo Sporting, em acção na final da Taça UEFA

Elvir Rahimić, do CSKA de Moscovo, e Liedson, pelo Sporting, em acção na final da Taça UEFA

As conquistas em várias modalidades praticadas atualmente e anteriormente fizeram da equipe de Lisboa o terceiro clube europeu com o maior número de títulos europeus, atrás apenas de Barcelona e Real Madrid. No futebol profissional, o time chegou perto de mais um triunfo de grande expressão, mas foi derrotado pelo CSKA de Moscou por 3 X 1 na final da Liga Europa da UEFA 2004/2005.

 

 

O agravamento financeiro

Godinho Lopes enfrenta grave crise financeira à frente do clube português

Godinho Lopes enfrenta grave crise financeira à frente do clube português

Contudo, nada disso é lembrado quando o assunto é uma grave crise econômica.  O presidente da equipe lisboeta, Luiz Godinho Lopes, está se desdobrando para resolver o “erro crasso” em que o clube se encontra.  A busca para solucionar os inquietos problemas seria a venda de grandes jogadores, muitos deles, oriundos da base como o guarda redes Rui Patrício, atual titular da meta da seleção do país. Uma notícia publicada no portal “Extra” por meio do “Lancepress!” diz que os dirigentes do Sporting devem negociar o jogador de 24 anos, que possui uma multa contratual no valor de 40 milhões de euros (R$ 108 milhões), por um valor inferior do que o cotado.

Os grandes craques que vestiram a camisola verde e  branca

Na juventude, Figo atuou pela equipe leonina

Na juventude, Figo atuou pela equipe leonina

Era o tempo em que muitos grandes jogadores passaram pelo José Alvalade, o estádio que leva o nome do fundador do clube. A casa dos leões já recebeu nomes como Luís Figo, que fez sua estreia no time principal frente ao Marítimo, e curiosamente, seu último jogo pela equipe na final da Taça de Portugal em 1995, vencida pelo próprio Sporting.  O búlgaro Krasimir Balakov, presente desde 1990, também esteve no elenco campeão do torneio nacional.

A lista de jogadores notáveis que passaram pelo Sporting é grande. Nas décadas de 1970 a 1990, o argentino Hector Yazalde, o goleiro uruguaio Rodolfo Rodríguez e os brasileiros Ricardo Rocha e Silas vestiram a camisola na época.

Ainda neste mesmo período, além de Figo, o português Nuno Valente, os argentinos Aldo Duscher, Gabriel Heinze e Facundo Quiroga e o brasileiro Marco Aurélio se consagraram como ídolos do Sporting.

O “Gajo” criado da base

Cristiano Ronaldo despertou o mundo no início de sua carreia no Sporting

Cristiano Ronaldo despertou o mundo no início de sua carreia no Sporting

O Sporting teve em seu elenco um dos atuais astros do futebol mundial. Nascido em Funchal, Cristiano Ronaldo passou por Andorinha e Nacional, clubes da infância do atleta, até chegar à equipe de Lisboa em 2001. De lá, esteve presente em todas as categorias, desde o time sub-16 até o time profissional. Uma carreira meteórica que chamou a atenção do Manchester United em 2003, durante a inauguração do novo estádio, o Alvalade XXI, em partida amistosa vencida pelos leoninos pelo placar de 3 X 1 contra os ingleses. Em 2003, a saída de Ronaldo foi confirmada por 15 milhões de euros.

Nos últimos anos, longe das grandes conquistas, o clube de Lisboa contou com a participação dos portugueses Helder Postiga, Hugo Viana, Miguel Veloso, Ricardo Quaresma, Simão Sabrosa, o ex-goleiro da seleção portuguesa Ricardo e João Moutinho, considerado “Maçã Podre” pelos torcedores leoninos devido sua transação para o principal rival, o FC Porto.  Anderson Polga, César Prates, Derlei, Fábio Rochemback e Mário Jardel foram os recentes brasileiros que passaram pelo clube. O jogador Liésdson também defendeu as cores verde e branca sendo naturalizado português.

O anúncio da crise

Em Fevereiro de 2012, por meio de uma auditoria, o Sporting divulgou uma dívida milionária de mais de 276 milhões de euros (R$ 631 milhões), uma situação considerada de falência técnica. Para o ex-jogador luso-brasileiro do time de Lisboa, Elpídio Silva, em entrevista para o portal “Renascença” de Portugal, disse que o clube deve continuar a sofrer e condena a postura da gestão ao apostar em jogadores e técnicos estrangeiros ao longo dos anos. O atleta ainda elogiou os jogadores formados pelo Sporting e incentiva a aposta pelas categorias de base.

É triste ver um gigante como o Sporting passar por uma situação de penúria, mesma vivida por tantos clubes aqui e fora do Brasil. O time não vem fazendo boas campanhas na Liga de Honra, a primeira divisão do futebol português, além de inúmeras decepções a nível internacional, como a desclassificação ainda na fase de grupos na Liga Europa da UEFA 2012/2013. Será uma batalha árdua, mas os mais “sportinguistas” acreditam em uma reviravolta dentro de campo, e principalmente, no campo das finanças do clube.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s